B - Construção do trabalho

1 - Capa
 Deve ser de papel consistente ou simples, sem ilustração ou “ embelezamento”, composta de: 
a) Cabeçalho:  nome da Instituição responsável, com subordinação até o nível do professor. Deve ser centralizado à margem superior, com letras maiúsculas, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;
b) Título do trabalho: no centro da folha, centralizado, tamanho 16;
c) Nome do aluno/série: abaixo do título 5 cm, centralizado, letras maiúsculas, tamanho 12;
  • Local, mês e ano: centralizado, a 3cm da borda inferior e as primeiras letras maiúsculas,tamanho 12.
1.2 Sumário
Apresenta a enumeração das seções (capítulos) e divisões e presentes no trabalho, na mesma ordem e grafia que aparecem e com as respectivas indicações de páginas.
1.3 Introdução
A parte introdutória abre o trabalho propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado. Na seqüência é necessário delimitá-lo, isto é, indicar o ponto de vista sob o qual será tratado; situá-lo no tempo e espaço; mostrar a sua importância e apontar a metodologia empregada. Iniciar em folha distinta apresentando um indicativo numérico(1), alinhado à margem esquerda, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo. 
1.4 Desenvolvimento 
Também chamado corpo do trabalho, visa comunicar os resultados da pesquisa. Deve-se iniciar pelos títulos mais importantes do plano e subdividir cada um segundo o material disponível, em itens e subitens, adotando uma numeração progressiva até o final do trabalho. Esta divisão servirá de base para a realização do sumário.

1.5 Conclusão 
Constitui o ponto de chegada, isto é, deve apresentar a resposta ao tema anunciado na introdução. Não é apropriado iniciar afirmando que vai concluir. A conclusão não é uma idéia nova ou um resumo marcante dos argumentos principais, é síntese interpretativa dos elementos dispersos pelo trabalho, ponto de chegada das deduções lógicas, baseadas no desenvolvimento. Iniciar em folha distinta apresentando um indicativo numérico, alinhado à esquerda.
 1.6 Referências  
Apresenta-se em folha distinta, título centralizado, sem indicação numérica, elemento obrigatório. Deve-se relacionar as referências (conjunto de dados sobre um documento que permite identifica-lo individualmente) de todas as obras utilizadas na elaboração do trabalho. A lista deve ser ordenada alfabeticamente, de acordo com a NBR 6023:2002, produzida pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas. As referências devem ser digitadas em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.
  1.7 Anexo(s)

Sugere-se apresentação em folha distinta, título centralizado, elemento opcional. Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.
Exemplo: ANEXO A – Representação gráfica da semente do algodão.